Simplificação HACCP

A implementação do sistema HACCP é obrigatória para todas as empresas e serve para garantir a segurança dos alimentos que se produz e serve.

Contudo, a legislação não refere, em nenhum dos seus artigos ou considerandos, que é necessário, útil ou obrigatório, a contratação de empresas de consultoria para apoio na implementação do sistema HACCP.

A decisão sobre a eventual contratação de uma empresa de consultoria cabe apenas ao nosso Associado, caso entenda que existem vantagens nessa contratação.

Para facilitar o trabalho dos nossos Associados, e também para reduzir os custos das nossas empresas, a AHRESP aprovou, junto da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), um Código de Boas Práticas de Higiene e Segurança Alimentar para a Pequena Restauração. Este documento aplica-se a todos os estabelecimentos de restauração e/ou bebidas que tenham até 10 trabalhadores, incluindo os integrados em unidades de alojamento (Empreendimentos Turísticos ou Alojamentos Locais).

Estão apenas excluídos do conceito de pequena restauração e/ou bebidas, os estabelecimentos que, apesar de cumprirem as condições atrás referidas, executem serviços de refeições ao domicílio, serviços de refeições para eventos ou possuam fabrico próprio de pastelaria, padaria e de gelados.

Assim, os estabelecimentos que tenham até 10 trabalhadores e que adotem e implementem corretamente este documento estão dispensados de aplicarem os princípios do sistema HACCP enumerados na legislação, pois considera-se que a implementação das boas práticas definidas neste documento são suficientes para garantir a segurança dos alimentos.

Todas as restantes empresas têm que implementar o sistema HACCP na íntegra.

Não obstante a AHRESP ter conseguido a simplificação do HACCP para as micro e pequenas empresas, continua a ser obrigatório que todos os manipuladores de alimentos tenham formação em higiene e segurança alimentar.

Download do Código de Boas Práticas de Higiene e Segurança Alimentar para a Pequena Restauração e Bebidas e informação relevante, apenas disponíveis para Associados.

Clique em “ver mais” para ter acesso aos PDF´s

Download do Código de Boas Práticas de Higiene e Segurança Alimentar para a Pequena Restauração e Bebidas e informação relevante, apenas disponíveis para Associados.

Faça lon-in para ter acesso aos PDF´s.

Código de Boas Práticas de Higiene e Segurança Alimentar para a Pequena Restauração e Bebidas e informação relevante

Restauração Codigo CBPH_AHRESP 1.64 MB
Download
Restauração Definicao_de_PME 62.28 KB
Download

SEJA ASSOCIADO AHRESP