Desperdício Alimentar – Divulgação dos Manuais Doação

O desperdício alimentar é um dos principais problemas a nível económico, ambiental e social que se verifica nos dias de hoje.

A principal linha de ação para prevenir o desperdício alimentar deve incidir na fonte, limitando a produção de excedentes alimentares em qualquer fase da cadeia de abastecimento alimentar (produção, transformação, distribuição e consumo). Sempre que se gerarem excedentes de alimentos o melhor destino, o que garante o aproveitamento mais nobre, é a sua redistribuição para consumo humano.

Embora a redistribuição dos alimentos excedentes seja uma atividade cada mais frequente, e os fabricantes e os distribuidores de produtos alimentares estejam dispostos a doar os seus excedentes para os bancos alimentares e organizações de beneficência, a quantidade de produtos alimentares redistribuídos ainda só representa uma pequena fração do total dos excedentes alimentares na União Europeia.

Para que se aumente a doação de alimentos e para que esta se realize de forma confiável, a DGAV, enquanto autoridade competente e reguladora da matéria alimentar, pretende prestar todos os esclarecimentos e de uma forma prática e positiva, clarificar procedimentos e dissipar dúvidas que ainda persistam, com a divulgação dos Manuais: “ Doação de Alimentos Seguros – Instituições de Solidariedade Social” e “Doação de Alimentos Seguros – Perguntas e Respostas”.

Estes manuais são um auxiliar indispensável a todos os que de uma forma ou de outra façam parte desta atividade tão nobre que é a Doação de Alimentos.

Download de Manuais

Perguntas Frequentes rev1. 2020 2.68 MB
Download
Desperdício Alimentar rev1. 2020 1.83 MB
Download
Artigos Relacionados

SEJA ASSOCIADO AHRESP