BDA#513 – 13.04.2022

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

INE confirma taxa de inflação de 5,3% em março

Segundo dados do INE, a variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi 5,3% em março de 2022, taxa superior em 1,1 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior.

Trata-se do valor mais elevado desde junho de 1994. A variação do índice relativo aos produtos energéticos aumentou para 19,8% (15,0% no mês precedente), valor mais elevado desde fevereiro de 1991, enquanto o índice referente aos produtos alimentares não transformados apresentou uma variação de 5,8% (3,7% em fevereiro). Saiba mais aqui

 

Empresas portuguesas destacam-se pelo aumento do esforço para realização de vendas online durante a pandemia

Estatísticas do Eurostat revelam que, em 2020, 12% das empresas da União Europeia (UE) iniciaram ou aumentaram esforços para vender bens ou serviços pela Internet.

Entre os Estados-Membros da UE com dados disponíveis, a maior percentagem de empresas que iniciaram ou aumentaram esforços para vender os seus produtos online devido à pandemia foi registada em Malta (32%), seguida de Chipre (23%) e Portugal (21%).

A percentagem mais elevada de empresas que iniciaram ou aumentaram as suas vendas online registou-se nas atividades relacionadas com o alojamento (25%). Saiba mais aqui

 

Praia de Porto Santo é a praia mais popular da Europa

O site de turismo European Best Destinations reúne vários rankings temáticos sobre os melhores destinos turísticos europeus, votados por viajantes de todo o mundo, tendo sido recentemente divulgada a lista das 22 melhores praias da Europa.

Eleita sete vezes a ilha mais bonita do mundo, mas também o destino mais seguro durante a pandemia, a Ilha da Madeira é este ano o Melhor Destino de Praia na Europa, com duas praias no Top 5 das mais bonitas da Europa. A Praia de Porto Santo destaca-se como a praia mais popular da Europa, seguida de perto pela Praia do Porto do Seixal, que assume o 3.º lugar do ranking. Saiba mais aqui

 

Apoio à Renovação e Aumento do Desempenho Energético dos Edifícios de Serviços: candidaturas abertas

Ao abrigo do PRR, foi publicado o Aviso n.º 01/C13-i03/2022 – Apoio à Renovação e Aumento do Desempenho Energético dos Edifícios de Serviços, que permite a obtenção de incentivo a fundo perdido na intensidade de 70% do investimento, até ao limite de 200.000€.

Apenas são elegíveis as intervenções que resultem de auditoria energética, conduzida por um Perito Qualificado, no âmbito do Sistema de Certificação de Edifícios, ou hídrica, conforme aplicável, na fase inicial, antes de qualquer intervenção. Estas auditorias devem possibilitar a identificação de medidas de melhoria e demonstrar que a execução da intervenção proposta conduz a uma redução no consumo de energia ou água face à situação inicial.

Em concreto, pretende-se que as medidas a apoiar conduzam, em média, a pelo menos 30% de redução do consumo de energia primária nos edifícios intervencionados e contribuir para a redução em 20% do consumo de água. A Viability Business & Financial Advisory, parceiro da AHRESP para o efeito, pode auxiliar na organização e apresentação dos processos de candidatura, que devem ser dirigidos ao Fundo Ambiental até 31 de maio de 2022. Para mais informações, contacte os nossos serviços.

 

Dia Nacional do Café Histórico

Porque o café é um dos produtos mais apreciados pelos portugueses e porque os locais onde degustamos esses cafés são espaços verdadeiramente icónicos, a Associação dos Cafés com História de Portugal, a Associação Hoteleira, Restauração e Similares de Portugal e a Associação Industrial e Comercial do Café querem oficializar o Dia Nacional do Café Histórico.

A apresentação desta intenção será no dia 14 de abril, às 11 horas, na emblemática Brasileira do Chiado, em Lisboa. A criação deste dia oficial tem como objetivo atribuir aos Cafés Históricos reconhecimento legal como património cultural e portador de interesse cultural relevante, de acordo com a Lei n.º 107/2001, de 8 de setembro, semelhante ao que sucedeu com as Lojas Históricas.

Medidas ahresp

Orçamento do Estado deve contemplar medidas imediatas de apoio às empresas

O Orçamento do Estado 2022 foi hoje entregue na Assembleia da República sendo que, as linhas gerais já haviam sido também apresentadas em sede de Concertação Social. Aquando desta apresentação, já os parceiros sociais haviam demonstrado a sua preocupação com a perda do poder de compra devido ao aumento da inflação.

Em entrevista à CNN Portugal, Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal, afirma: “Estávamos à espera de um orçamento menos dedicado ao défice e mais para fazermos uma recuperação e crescimento económico”.

Apesar do documento ainda não ter sido divulgado, atendendo às mudanças no contexto económico, a AHRESP considera que o OE’2022 deve ser ajustado ao atual clima de incerteza causado pela guerra e ao galopante aumento dos custos da energia e dos bens alimentares, não esquecendo que as empresas do turismo vêm de dois anos consecutivos de prejuízos causados pela pandemia e necessitam de medidas que as apoiem na recuperação económica e na retoma da trajetória de crescimento.

 

Inscrições abertas para Conferência Mercado de Trabalho no dia 20 de abril no Porto

A falta de recursos humanos disponíveis para trabalhar nos setores da restauração e similares e do alojamento turístico é um problema para o qual a AHRESP tem vindo a alertar regularmente. Para contribuir para a minimização da enorme escassez de profissionais que as empresas do canal HORECA estão a sentir, a AHRESP tem vindo a reforçar a discussão deste tema através de várias propostas concretas e iniciativas.

No próximo dia 20 de abril, a AHRESP promove a conferência Mercado de Trabalho, no Salão Nobre da Alfândega do Porto, para debater os problemas concretos. Juntando empresas, especialistas, decisores, mas também estudantes e futuros trabalhadores, este evento pretende debater temas como Práticas no Mercado de Trabalho europeu; Como Atrair e Reter Profissionais; ou Condicionalismos na Contratação.

Consulte o Programa da Conferência e faça a sua inscrição aqui 

 

Candidaturas aos Prémios AHRESP continuam abertas

As candidaturas aos Prémios AHRESP estão abertas e decorrem até 18 de abril. Podem candidatar-se empresas e empresários que possuam um negócio nas atividades da restauração, similares e do alojamento turístico, mas também pode haver nomeações por terceiros. A inscrição deve ser feita no site dos premiosahresp.com.pt até 18 de abril.

As categorias abertas ate 18 de abril são as seguintes:

  • Conceito Inovador
  • Revelação Gastronómica
  • Produto do Ano
  • Serviço do Ano
  • Projeto de Solidariedade
  • Sustentabilidade Ambiental
  • Projeto Media
  • Novo Talento
  • Destino Revelação do Ano
  • Entidade Formadora
  • Estabelecimentos com História
  • Evento do Ano

Saiba tudo aqui