BDA#514 – 14.04.2022

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Rendimento médio por quarto ocupado supera valores pré-pandemia

O estudo da atividade turística relativa ao mês de fevereiro de 2022, publicado pelo INE, revela que o setor do alojamento turístico registou 1,2 milhões de hóspedes e 2,9 milhões de dormidas, correspondendo a reduções de 21,2% e 23,1%, respetivamente, face a fevereiro de 2020, quando ainda não havia efeitos da pandemia. O mercado interno contribuiu com 1,2 milhões de dormidas e os mercados externos totalizaram 1,8 milhões.

Face a fevereiro de 2020, registaram-se diminuições quer nas dormidas de residentes (-11,1%), quer nas de não residentes (-29,2%). Destaca-se o rendimento médio por quarto ocupado: 68,3 euros em fevereiro de 2022, um aumento de 5,3% face a fevereiro de 2020, um possível indicador dos efeitos iniciais da inflação no setor do alojamento turístico, que em fevereiro já se faziam sentir. Saiba mais aqui

 

COVID-19 | Medidas de proteção para a Páscoa

O número de novos casos de COVID-19 nos últimos sete dias ainda rondou os 60 mil, um número superior aos picos das curvas epidémicas anteriores, exceto no último Inverno.

Assim, a Direção-Geral da Saúde apela para que, no período da Páscoa, a população adote medidas de proteção, como o uso da máscara obrigatória em espaços fechados, a lavagem das mãos, a etiqueta respiratória e a recomendação de fazer um teste à COVID-19 antes de ir para um convívio. Graça Freitas insistiu no “apelo para a participação de todos os cidadãos no sentido da sua proteção e dos outros, principalmente dos mais vulneráveis, que são os mais velhos, mais doentes e pessoas que estão em instituições”.

A este propósito, recordamos a Orientação n.º 003/2022 sobre a adequação das medidas de saúde pública, que estabelece os comportamentos a adotar por cada indivíduo e que minimizam o risco de transmissão do vírus. No caso dos estabelecimentos de alojamento, restauração e similares, relembramos que continua a ser obrigatório o uso de máscara facial, exceto: quando exista consumo de alimentos ou bebidas e no caso dos bares e discotecas pelos clientes.

Deve ser assegurada uma boa ventilação dos espaços, preferencialmente através de ventilação natural. Saiba mais aqui

 

Portugal Continental mantém-se em situação de alerta

Considerando a tímida evolução positiva denotada nas últimas semanas e a manutenção aproximada da taxa de mortalidade, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 41/2022, de 14 de abril, procede à renovação da declaração da situação de alerta em todo o território nacional continental, até às 23:59 do dia 22 de abril de 2022, mantendo-se em vigor todas as regras fixadas pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 25-A/2022, de 18 de fevereiro, na sua redação atual. Saiba mais aqui

 

Voos comerciais: Portugal é um dos países da UE mais próximo de atingir os níveis de 2019

De acordo com o Eurostat, em março de 2022, o número de voos comerciais na União Europeia (UE) aumentou 156% em relação a março de 2021. No entanto, ainda está abaixo dos níveis pré-pandemia (-27% em relação a março de 2019).

Portugal é o segundo país da EU, com menor decréscimo nos voos comerciais (-8%), apenas atrás da Croácia (-6%). Saiba mais aqui

 

Obrigatoriedade de emissão de faturas eletrónicas para fornecedores do Estado

Os fornecedores da Administração Pública, enquanto cocontratantes ao abrigo do Código dos Contratos Públicos (CCP), são obrigados a emitir faturas eletrónicas. Assim, a partir de 1 de julho de 2022, todas as micro, pequenas e médias empresas que sejam fornecedores do Estado terão de utilizar um sistema de faturação eletrónica para enviar as suas faturas aos organismos públicos.

Até dia 30 de junho de 2022, enquanto esta nova regra não entra em vigor, as faturas em PDF consideram-se como fatura eletrónica. Para as grandes empresas, esta obrigação entrou em vigor a 1 de janeiro de 2021. Uma fatura torna-se eletrónica a partir do momento em que tem incorporada uma assinatura eletrónica qualificada.

Para este efeito, os documentos em formato eletrónico devem ser assinados de forma qualificada, através de um selo eletrónico ou assinatura digital qualificada. Saiba mais aqui

 

Guerra na Ucrânia pode ameaçar recuperação do turismo global

A Organização Mundial do Turismo (OMT) considera que o conflito na Ucrânia aumenta a pressão das incertezas económicas existentes, afetando a confiança geral e dificultando a recuperação do turismo. Para a OMT, está em risco a retoma da confiança nas viagens globais. Adicionalmente, o encerramento dos espaços aéreos ucraniano e russo, bem como a proibição da operação de transportadoras russas por parte de muitos países, afetou as viagens na Europa.

A OMT afirma que o conflito está a causar desvios em voos de longo curso entre a Europa e o Leste Asiático, o que aumenta a duração e o custo dos voos. Em 2020, a Rússia e a Ucrânia foram responsáveis por um total combinado de 3% dos gastos globais em turismo internacional. Pelo menos 14 mil milhões de dólares em receitas globais de turismo podem ser perdidos se a guerra continuar. Saiba mais aqui

Medidas ahresp

Inscrições abertas para Conferência Mercado de Trabalho no dia 20 de abril no Porto

A falta de recursos humanos disponíveis para trabalhar nos setores da restauração e similares e do alojamento turístico é um problema para o qual a AHRESP tem vindo a alertar regularmente. De forma a contribuir para a minimização da enorme escassez de profissionais que as empresas do canal HORECA estão a sentir, a AHRESP tem vindo a reforçar a discussão deste tema através de várias propostas concretas e iniciativas.

No próximo dia 20 de abril, a AHRESP promove a conferência Mercado de Trabalho, no Salão Nobre da Alfândega do Porto, para debater os problemas concretos. Juntando empresas, especialistas, decisores, mas também estudantes e futuros trabalhadores, este evento pretende debater temas como Práticas no Mercado de Trabalho europeu; Como Atrair e Reter Profissionais; ou Condicionalismos na Contratação. A conferência contará com a participação do Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes.

Consulte o Programa e faça a sua inscrição aqui 

 

Marque na agenda: Hotel 4.0 Portugal Summit no dia 11 de maio

É já no dia 11 de maio que decorre o Hotel 4.0 Portugal Summit, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. O evento sobre a transformação digital da hotelaria é promovido pela AHRESP e conta com Marie Audren, Diretora-Geral da HOTREC, Associação Europeia da Hospitalidade, como principal oradora.

Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, será responsável pelo encerramento.

As inscrições já estão abertas – clique aqui

 

Last call: Candidaturas aos Prémios AHRESP

A data-limite para as candidaturas aos Prémios AHRESP está a chegar. Até dia 18 de abril podem candidatar-se empresas e empresários que possuam um negócio nas atividades da restauração, similares e do alojamento turístico, mas também pode haver nomeações por terceiros.

As categorias abertas até 18 de abril são as seguintes:

  • Conceito Inovador
  • Revelação Gastronómica
  • Produto do Ano
  • Serviço do Ano
  • Projeto de Solidariedade
  • Sustentabilidade Ambiental
  • Projeto Media
  • Novo Talento
  • Destino Revelação do Ano
  • Entidade Formadora
  • Estabelecimentos com História
  • Evento do Ano

Inscreva-se aqui