Boletim Diário AHRESP (BDA 527) – 5.05.2022

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Novo inquérito AHRESP a decorrer

No âmbito da monitorização que a AHRESP tem vindo a efetuar ao longo dos últimos dois anos, encontra-se a decorrer novo processo de inquirição para atualizar o ponto de situação das atividades do Alojamento Turístico e da Restauração e Similares.

Na sequência do prolongamento do conflito internacional na Ucrânia e da pressão inflacionista crescente, é da maior importância a AHRESP dispor de informação atualizada sobre a capacidade de sobrevivência e adaptação dos negócios, numa fase em que os nossos setores ainda não atingiram os níveis pré-pandemia e a generalidade das medidas de apoio já foram retiradas.

Relembramos que a participação é da maior relevância para que possamos dispor de informação detalhada sobre as preocupações atuais, de forma a atuar junto do Governo através da defesa de medidas que possam salvaguardar os interesses das empresas do Alojamento Turístico e da Restauração e Similares.

Responda aqui ao inquérito para o Alojamento Turístico e aqui ao inquérito para a Restauração e Similares

 

Portugueses consolidam preferência por instrumentos de pagamento eletrónico

Segundo o Banco de Portugal, em 2021 os portugueses efetuaram 3,1 mil milhões de euros de pagamentos de retalho, correspondentes a novos máximos históricos. As operações com cartão de pagamento, débitos diretos e transferências aumentaram 13,9% em quantidade e 14,4% em valor e representaram, em 2021, 99,5% do total de pagamentos.

A maior preferência por instrumentos de pagamento eletrónicos consolidou a tendência que já se verificava em anos anteriores. Na categoria das operações baseadas em cartão, destacou-se a grande subida na utilização da tecnologia contactless: 102,2% em número e 130,9% em valor.

As compras online com cartão também cresceram: 47,1% em número e 51,8% em valor. Saiba mais aqui

 

Empréstimos concedidos às empresas em desaceleração desde março de 2021

De acordo com as estatísticas de empréstimos e depósitos bancários de empresas e particulares atualizadas para março de 2022, publicadas pelo Banco de Portugal, no final de março de 2022 o montante total de empréstimos concedidos pelos bancos às empresas era de 76,2 mil milhões de euros.

Estes empréstimos cresceram 3,3% em relação a março de 2021. Desde março de 2021 que os empréstimos concedidos às empresas têm registado uma tendência de desaceleração.

Em março de 2022, esta desaceleração foi transversal a todas as classes de dimensão (com exceção das microempresas) e mais expressiva nas empresas do setor do alojamento e restauração e das atividades de informação e de comunicação. Saiba mais aqui

 

86% dos portugueses querem viajar para relaxar e cuidar do seu bem-estar e 16% passará a ir mais a restaurantes

A eDreams, a maior agência de viagens online da Europa e líder global na venda de voos (excluindo a China), revela os resultados de um estudo realizado com o objetivo de perceber como se sentem os viajantes em relação às suas férias em 2022. Alguns dos resultados do inquérito realizado aos turistas portugueses:

  • 86% dos portugueses mostram uma clara preferência pela necessidade de relaxar e focar-se no seu bem-estar. Em setembro de 2020 apenas 16% viajava com este propósito;
  • 59% viajam para conhecer a cultura dos sítios que visitam, para socializar, visitar amigos e família e conhecer novas pessoas (53%), ou pela expectativa de viver novas aventuras (51%);
  • 48% dos portugueses afirma que a forma como pensa em comida mudou o planeamento das suas férias: 25% diz procurar alojamento com cozinha, para poder confecionar refeições; 16% diz querer ir mais a restaurantes do que antes; 10% pretendem aprender a cozinhar comida local nas suas férias.
  • No que respeita à utilização de redes sociais durante as viagens: 68% diz que, nas suas férias de 2022, utilizará as redes sociais tanto como antes. 16% dizem ir utilizá-las mais; e só 10% pretende reduzir.

Para ver o comunicado completo, clique aqui

 

Encontros AHRESP: Castelo Branco

A Delegação de Castelo Branco da AHRESP está a promover um encontro entre empresários da restauração e similares no próximo dia 9 de maio pelas 16 horas. A intenção é criar sinergias entre os empresários da restauração, alojamento e animação turística, mas também definir linhas de estratégia de promoção da região.

O encontro decorre no Auditório da Biblioteca Municipal de Castelo Branco, e conta com a presença de Ludovico Dias, presidente da Comissão Diretiva Distrital da AHRESP neste distrito. Inscreva-se aqui

 

AHRESP disponibiliza formação e consultoria gratuitas

No âmbito do programa Formação-Ação, cofinanciado pelo COMPETE 2020, ao abrigo do Fundo Social Europeu, a AHRESP disponibiliza às empresas da restauração e similares e do alojamento turístico a oportunidade de usufruírem de ações de formação gratuitas para os seus trabalhadores, que são contabilizadas no mínimo de 40 horas anuais de formação obrigatória que a entidade empregadora deve proporcionar aos seus funcionários.

Além da formação, a empresa beneficia ainda de consultoria especializada de acordo com as necessidades específicas de cada entidade. Este programa está disponível para micro, pequenas e médias empresas das regiões Norte, Centro e Alentejo.

Caso tenha interesse em saber mais informações, inscreva-se aqui 

 

Calendário de formações AHRESP

A AHRESP promove regularmente workshops e formações de interesse para os seus associados e empresários. Confirme aqui as sessões da responsabilidade da AHRESP previstas:

  • 5 de maio: Redes Sociais (Melhores Empresários, Melhores Negócios)
  • 10 de maio: Tecnologias imersivas no alojamento (Melhores Empresários, Melhores Negócios)
  • 16 de maio: Gestão de Alojamento Local (com ADHP)
  • 17 de maio: Como criar visitas virtuais com storytelling (Melhores Empresários, Melhores Negócios)
  • 19 de maio: Cálculos fundamentais da Gestão de Restaurantes (Melhores Empresários, Melhores Negócios)
  • A partir de 2 de maio: Formação presencial em Primeiros Socorros no Centro de Emprego e Formação Profissional do Seixal, agendada para: maio: 2, 3, 5, 6, 10, 11 sempre das 15h-18h e dia 12 das 15h-19h. Sistema de HACCP, agendada para maio: 24, 25, 26, 30 sempre das 15h- 18h | junho: 2, 3, 6 das 15h- 18horas e 7 e 8 das 15h-17horas.

Medidas ahresp

OE2022 deverá ser um instrumento catalisador da atividade turística

A nova proposta do Orçamento de Estado para 2022 (OE2022), já aprovada na generalidade no passado dia 29 de abril, não acolhe algumas importantes medidas propostas pela AHRESP, que teriam um impacto significativo no apoio à recuperação das atividades da restauração, similares e do alojamento turístico, sobretudo nas micro, pequenas e médias empresas.

Apesar de algumas medidas positivas, o novo OE2022, em nossa opinião, não responde ao contexto inflacionista que se verifica desde o início do ano, quer ao nível das matérias-primas, quer ao nível do combustível e da energia. Além de que o contexto atual levará inevitavelmente à perda do poder de compra das famílias e, por consequência, a uma provável redução de consumo.

A AHRESP considera que o OE2022 deveria ser um importante instrumento catalisador da atividade turística, que se tem revelado um dos principais motores da economia nacional. Inevitavelmente, as empresas da restauração, similares e do alojamento turístico serão, como sempre em momentos de crise, das mais afetadas.

A AHRESP irá propor audiências com os vários Grupos Parlamentares, onde terá oportunidade de apresentar um conjunto de 15 medidas, centradas em 3 eixos estratégicos: fiscalidade, capitalização e emprego, que consideramos como prioritárias para salvaguardar a economia e as empresas.

>>Consulte aqui o Comunicado completo

>>Veja aqui a participação de Ana Jacinto, secretária geral da AHRESP, na conferência Jornal Económico / EY sobre o Orçamento do Estado para 2022 (a partir de 2:36): 

 

Hotel 4.0 Summit:

Em destaque: Marie Audren, diretora geral da Hotrec, e Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo


Programa:

10h00 Boas Vindas

Tiago Quaresma, vice-presidente da AHRESP

Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto*

Mónica Gonçalves, Turismo do Porto e Norte de Portugal *

10h20 Desafios estratégicos do Turismo na nova economia digital

Marie Audren, Diretora Geral, HOTREC – Hospitality Europe

Painel “Inovação e transformação digital no turismo português”

Fernando Alexandre, Professor Universidade do Minho

Joana Almeida, General Manager Sheraton Porto Hotel & SPA

Nuno Mangas, Presidente do Compete

Moderação: Júlio Magalhães

Iniciativa Hotel 4.0

Luís Ferreira – CEO Birds & Trees

12h45 Networking e mostra tecnológica         

Almoço volante | Mostra tecnológica | Speed Meeting

14h30 -16h15

Sessão A – Inovação e tecnologia

Sérgio Guerreiro, Turismo de Portugal

Gabriel Coimbra, IDC

Case Study: Victor Amaral: boas práticas JNCQuoi, Fix Senscience, DHN

na hotelaria

Sessão B – Customer experience

Beatriz Casais, Universidade do Minho

Manuel Proença, Hoti Hotels

Case Study: Maria Gouveia: boas práticas Palácio Ramalhete e Cascais Beach Hotel

sustentabilidade na hotelaria

Sessão C – Inovar para a sustentabilidade na hotelaria

Sofia Santos, ISEG

Marta Salvador, Nest

Case Study: Telmo Faria: boas práticas no hotel Rio do Prado

16h30 Conclusões

Pitch do concurso de ideias Hotel 4.0

Conclusões das sessões temáticas

17h15

Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo

17h30 Porto de honra

 Inscreva-se aqui

 

Conferência Transição Digital: Digitalizar sem desumanizar

27 maio de 2022 | Fórum Picoas – Lisboa

Em destaque:

Contra-Almirante António Gameiro Marques, Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Segurança e Autoridade Nacional de Segurança

PRÉ-PROGRAMA:

09h45 – Receção dos Participantes

10h00 – Sessão de Abertura

  • Tiago Quaresma – Vice-Presidente da AHRESP
  • Carlos Moedas – Presidente Câmara Municipal de Lisboa*
  • Mário Filipe Campolargo – Secretário de Estado da Digitalização e da

Modernização Administrativa*

Anfitrião: Adolfo Mesquita Nunes, Ex-Secretário de Estado do Turismo

10h40 – Hotel 4.0 – Luis Ferreira

11h00 – Startup Lisboa – Marta Miraldes

11h15 – Pitch Startup

11h20 – Painel 1 – Digitalização na Gestão

  • ZoneSoft
  • MAKRO
  • Marie Audren – Diretora-Geral da HOTREC*
  • Empresário de Hotelaria

12h05 – Pitch Startup

12h10 – Painel 2 – Delivery

  • UberEats
  • Zomato*
  • Glovo*
  • Volup*

12h55 – Pitch Startup

13h00 – Almoço

Anfitrião: Pedro Santos Guerreiro, Diretor Executivo da CNN Portugal

14h30 – Cibersegurança

  • Contra-Almirante António Gameiro Marques, Diretor-

Geral do Gabinete Nacional de Segurança e Autoridade

Nacional de Segurança

15h10 – Pitch Startup

15h15 – Coffee-Break

15h30 – Painel 3 – Digitalização na Experiência (Cliente)

  • Roberto Antunes – NEST*
  • Empresários da Hotelaria e Restauração*

16h15 – Pitch Startup

16h20 – Leitura das Conclusões

Inscreva-se aqui