Boletim Diário AHRESP (BDA 532) – 12.05.2022

 

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Remuneração de trabalhadores aumenta, mas sofre com inflação

Segundo dados hoje publicados pelo INE, a remuneração bruta total mensal média por trabalhador (por posto de trabalho) aumentou 2,2% no trimestre terminado em março de 2022 (1.º trimestre do ano), em relação ao mesmo período de 2021. A remuneração base subiu 1,6%.

Em termos reais, tendo como referência a variação do Índice de Preços do Consumidor, a remuneração bruta total média diminuiu 2,0% e tanto a regular como a base diminuíram 2,5%. Saiba mais aqui

 

Desafios do mercado de trabalho no Turismo e Hotelaria no dia 18 de maio

No próximo dia 18 de maio a Universidade Europeia organiza a mesa redonda “Desafios do mercado de trabalho no Turismo e na Hotelaria”.

A sessão conta com a participação de Carlos Moura, vice presidente da AHRESP, e de várias outras associações do setor. O evento acontece às 16h30, na Sala L02 do campus da Lispolis, em Lisboa.

 

Inquérito AHRESP continua a decorrer

No âmbito da monitorização que a AHRESP tem vindo a efetuar ao longo dos últimos dois anos, encontra-se a decorrer novo processo de inquirição para atualizar o ponto de situação das atividades do Alojamento Turístico e da Restauração e Similares.

Na sequência do prolongamento do conflito internacional na Ucrânia e da pressão inflacionista crescente, é da maior importância a AHRESP dispor de informação atualizada sobre a capacidade de sobrevivência e adaptação dos negócios, numa fase em que os nossos setores ainda não atingiram os níveis pré-pandemia e a generalidade das medidas de apoio já foram retiradas.

Relembramos que a participação é da maior relevância para que possamos dispor de informação detalhada sobre as preocupações atuais, de forma a atuar junto do Governo através da defesa de medidas que possam salvaguardar os interesses das empresas do Alojamento Turístico e da Restauração e Similares.

Responda aqui ao inquérito para o Alojamento Turístico e aqui ao inquérito para a Restauração e Similares

 

Calendário de formações AHRESP

A AHRESP promove regularmente workshops e formações de interesse para os seus associados e empresários. Confirme aqui as sessões da responsabilidade da AHRESP previstas:

  • 16 de maio: Gestão de Alojamento Local (com ADHP)
  • 17 de maio: Como criar visitas virtuais com storytelling (Melhores Empresários, Melhores Negócios)
  • 19 de maio: Cálculos fundamentais da Gestão de Restaurantes (Melhores Empresários, Melhores Negócios)
  • 24 de maio: Controlo de custos e fichas técnicas (Melhores Empresários, Melhores Negócios) – Viseu
  • A partir de 2 de maio: Formação presencial em Primeiros Socorros no Centro de Emprego
  • Formação Profissional do Seixal, agendada para: maio: 2, 3, 5, 6, 10, 11 sempre das 15h-18h e dia 12 das 15h-19h.
  • Sistema de HACCP, agendada para maio: 24, 25, 26, 30 sempre das 15h- 18h | junho: 2, 3, 6 das 15h- 18horas e 7 e 8 das 15h-17horas.

Medidas ahresp

Hotel 4.0 Portugal Summit em vídeo

Decorreu ontem o Hotel 4.0 Portugal Summit, iniciativa da AHRESP que pretende promover a aceleração da transformação digital na hotelaria portuguesa. O vídeo de transmissão em direto de parte do evento está disponível no Youtube. Nos próximos dias ficarão também disponíveis nos canais da AHRESP vídeos resumo e cobertura do evento.

Para ver a edição que decorreu na sala principal (Abertura, Encerramento, Painel A), siga este link: https://www.youtube.com/results?search_query=ahresp

Veja aqui as declarações de Tiago Quaresma, vice presidente da AHRESP, ao Porto Canal

 

Alojamento local, o parente pobre que prosperou

A secretária-geral da AHRESP escreveu o artigo de opinião “Alojamento local – o parente pobre que prosperou” no Diário de Notícias de dia 10 de maio.

“Mas eis que aqui chegados, um Acórdão uniformizador do Supremo Tribunal de Justiça vem ameaçar esta paz que se tinha conseguido alcançar, ao declarar que uma fração destinada a habitação não é compatível com o Alojamento Local.

Sabemos que a justiça é cega e tem o seu tempo, mas produzir-se uma decisão deste tipo (…) não abona em favor de ninguém e apenas contribui para destabilizar uma atividade económica que tem um peso muito significativo na nossa oferta ao nível do alojamento e na nossa economia.

A este propósito termino então com um sábio aviso que é feito numa declaração de voto de um dos juízes que proferiu o Acórdão: “Não vislumbro que tenham sido ponderadas as consequências da jurisprudência fixada”.”

Leia aqui o artigo de opinião completo de Ana Jacinto, secretária geral da AHRESP, no Diário de Notícias

 

Finalistas dos Prémios AHRESP já são conhecidos e público já pode votar no seu favorito

 É oficial. Os finalistas dos Prémios AHRESP já foram escolhidos pelo Comité de Seleção e estão abertas as votações pelo público até 30 de maio. O Comité de Seleção, composto por três dezenas de especialistas do setor, avaliau mais de 400 candidaturas, um dos melhores números de sempre registados pelos Prémios AHRESP.

As votações estão agora abertas ao público em geral em www.premiosahresp.com.pt. O registo de voto só pode ser feito uma vez através de e-mail e só se pode votar em cada finalista uma única vez.

E os finalistas dos Prémios AHRESP por categoria são…

  • Conceito Inovador: Casa das Letras, Companhia Portuguezado Chocolate, Lulu, um pub bonito, Mesa de Lemos, Natura Glamping (Gardunha) e Projecto Matéria
  • Revelação Gastronómica: Eneka Lisboa, Reis dos Leitões, Restaurante Elemento, O Boteco, Semea by Euskalduna e na categoria
  • Produto do Ano: Ameixâmbar, Azeite Distintus, CarobWorld, Destilaria Black Pig, Queijaria Monte da Vinha, Queijo do Morro (Ilha do Faial)
  • Serviço do Ano: Hotel Shop+Social Shop, Look-Al Cultural Experiences, Live Electric Tours, Madeira Acessível byWheelchair e a Quinta das Minas da Recheira
  • Projeto de Solidariedade: Alimentar a Saúde do Chefe Rui Silvestre, Biovilla, Come (Câmara Municipal de Matosinhos), Food4Heroes de Dawn Bilborough, Oficina do Chefe Marco Gomes e Renovar Mouraria
  • Sustentabilidade Ambiental: Herdade do Freixo do Meio, Honest Greens, Natura Glamping (Gardunha), Naturalist – Science & Tourism, Quinta do Lago e WOT New Lisbon
  • Projeto Media: Douro World Heritage, Mensagem de Lisboa, O meu escritório é lá fora, Quasetudo Hotel Pitch e Viaje Comigo
  • Novo Talento: Carlos Afonso, Diogo Amorim, Hugo Alves, Rui Lima Santos e Mateus Freire
  • Destino Revelação do Ano: Câmara Municipal de Baião, Coimbra, Évora, Ilha das Flores e o Município de Arouca: 516 Arouca
  • Entidade Formadora: Associação Cozinheiros Profissionais de Portugal, CookingLab, Escola do Comércio de Lisboa, Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa e Feed me
  • Estabelecimentos com História: A Brasileira, Café Majestic, Confeitaria Nacional, Pasteis de Belém, Pastelaria Versailles e o Restaurante Porto Santa Maria
  • Evento do Ano: Festival Nacional de Gastronomia, Hotelaria e Restauração em Desconfinamento pós-covid (UnivPortucalense), Menu Degustar Matosinhos, Rota Gastronómica Rally Fish e Vagos Sensation Gourmet

Os vencedores das categorias de prestígio, como Portugal Lá Fora, Profissional do Ano, Prémio Carreira e Prémio Excelência serão nomeados diretamente pela Direção da AHRESP e pela respetiva Comissão de Honra dos Prémios na 3ª e última fase da avaliação da edição, com a validação dos resultados dos votos online e a atribuição das categorias de honra.

Os vencedores dos Prémios AHRESP serão conhecidos no dia 1 de julho, na Gala que decorre em Lisboa, no Páteo da Galé.

Esta iniciativa da AHRESP conta com o patrocínio oficial da Makro, Nestlé Professional, Sagres e Sumol+Compal e com o apoio da Greemedia, tendo como media partners a RTP, Publituris, Opção Turismo e TNews.