125 anos de História

As origens da história da AHRESP remontam à atividade exercida pelos estabelecimentos que serviam ao público comidas e bebidas, em 1896. Foi neste ano que nasceu a Associação de Classe dos Proprietários de Estabelecimentos, denominados Casas de Pasto e de Vinhos de Lisboa, no âmbito do respetivo concelho. Tal Associação serviu de incentivo à constituição, em 1911, da Associação de Classe dos Proprietários de Hotéis e de Restaurantes, passando a reger-se pelos respetivos estatutos, que viriam a ser alterados, em 1915, e adotada a nova denominação de Associação de Classe dos Proprietários de Hotéis, Restaurantes, Cafés e Estabelecimentos Congéneres, cuja atividade foi exercida até 1932.

Foto da atual sede da AHRESP, edifício adquirido pela Associação nos Anos 50, na Av. Duque d’Ávila, em Lisboa

A organização das atividades por grémios distritais

Precisamente em 1932, devido à instauração do Regime Corporativo em Portugal, as atividades dos diversos estabelecimentos do setor foram ordenadas, sendo então criados os correspondentes Grémios por atividade. Por esse facto, o país foi corporativamente dividido em duas regiões, a do Norte e a do Sul, dando motivo à constituição de duas Uniões desses Grémios, nomeadamente: Grémios dos Hotéis; Grémios das Pensões; Grémios dos Restaurantes e Cafés; Grémios das Confeitarias e Pastelarias; Grémios das Leitarias; Grémios das Casas de Pasto e de Vinhos. Todos eles, geograficamente identificados e integrados em cada uma dessas Uniões de Grémios, passando a reger-se pelos correspondentes estatutos.

A União de Grémios do Norte abrangia os distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu. E à União de Grémios do Sul corresponderam os restantes distritos do país: Beja, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal.

As mudanças de abril de 1974

Nessa conformidade e com a atividade por cada Grémio exercida, decorreram quatro décadas até ao ano de 1974, quando, devido à Revolução do 25 de abril, foi posto termo ao referido Regime Corporativo com a extinção dos Grémios e a sua transformação nas respetivas Associações de Classe.

As primeiras associações

No que respeita à União do Sul, três dos Grémios agruparam-se numa única Associação, denominada Associação dos Restaurantes e Similares do Centro/ Sul. Foram eles, o Grémio dos Restaurantes e Cafés do Sul, o Grémio das Confeitarias e Pastelarias do Sul e o Grémio das Leitarias do Sul. Assim, foram sendo transferidos para aquela Associação todos os bens, direitos e obrigações de cada um dos extintos Grémios. A cada um dos outros Grémios correspondeu a respetiva Associação, ficando todas elas integradas na União da Indústria Hoteleira e Similares do Centro/ Sul de Portugal, que posteriormente seria transformada em Federação da Indústria Hoteleira e Similares de Portugal.

Quanto ao Grémio das Casas de Pasto e de Vinhos de Lisboa, que fora transformado em Associação das Casas de Pasto e de Vinhos de Portugal, de âmbito nacional, foram igualmente transferidos todos os bens, direitos e obrigações do extinto Grémio.

A criação da ARESP

Paralelamente, a Associação dos Restaurantes e Similares do Centro/ Sul de Portugal alargou o seu âmbito a todo o território nacional, passando a denominar-se Associação dos Restaurantes e Similares de Portugal. Desta forma, existia uma situação de atividade paralela, entre as duas Associações das Casas de Pasto e de Vinhos de Portugal e dos Restaurantes e Similares de Portugal. Daí a decisão tomada por ambas as Associações, da sua fusão numa só Associação, o que se verificou, dando lugar à ARESP  Associação da Restauração e Similares de Portugal.

A integração do setor da Hotelaria na AHRESP

  • A 29 de dezembro de 2008, com a integração da AIHP  Associação dos Industriais de Hospedagem de Portugal, e da ARESTA  Associação de Restaurantes do Algarve, a ARESP passa a designar-se AHRESP  Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal. Para além do setor da Restauração e Bebidas, a Associação passa a representar também o setor do Alojamento, nomeadamente, ao nível da Hotelaria, do Turismo em Espaço Rural, dos Empreendimentos do Turismo de Habitação e do Alojamento Local.

SEJA ASSOCIADO AHRESP