Inquérito de Conjuntura às Empresas e Consumidores

No âmbito da publicação do INE – Inquérito de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores, apresentam-se as principais conclusões do mês de julho de 2019, em especial aquelas que mais podem afetar o nosso setor de atividade.

  • A confiança dos consumidores: -8,0
  • O indicador de clima económico: +2,3%
  • O indicador de confiança nos serviços: +13,4
  • As perspetivas de procura nos próximos 3 meses para o Canal HORECA: +8,0
  • Evolução da carteira de encomendas nos últimos 3 meses para o Canal HORECA: +8,8

 

INDICADOR DE CONFIANÇA DOS CONSUMIDORES

O indicador de confiança dos consumidores aumentou no mês de julho para -8,0. Este indicador tem vindo a aumentar desde abril.

Segundo o INE, este aumento resultou do contributo positivo do saldo das perspetivas relativas à realização de compras importantes e das opiniões sobre a situação financeira do agregado familiar, sobretudo no primeiro caso, tendo as expectativas sobre a evolução futura da situação financeira do agregado familiar e da situação económica do país contribuído negativamente.

Indicador de CLima económico

O indicador de clima económico diminuiu em julho (2,3%), após ter aumentado no mês de junho para 2,4%.

Em julho, os indicadores de confiança diminuíram na Indústria Transformadora, na Construção e Obras Públicas e nos Serviços, tendo aumentado no Comércio.

Indicador de Confiança nos serviços

O indicador de confiança nos Serviços apresentou o valor de +13,4, contrariando o aumento registado em junho.

Segundo o INE, o comportamento deste indicador resultou do contributo negativo das opiniões sobre a evolução da carteira de encomendas e das apreciações sobre a atividade da empresa, tendo as perspetivas sobre a evolução da procura contribuído de forma positiva.

 

PERSPETIVAS DE PROCURA NOS PRÓXIMOS 3 MESES – CANAL HORECA

As perspetivas de procura nos próximos 3 meses no canal HORECA atingiram o valor de 8,0, apresentando um decréscimo face a junho (8,8). Este indicador tem tido um comportamento decrescente desde o início do ano.

 

EVOLUÇÃO DA CARTEIRA DE ENCOMENDAS NOS ÚLTIMOS 3 MESES – CANAL HORECA

No que concerne às opiniões dos empresários do CANAL HORECA sobre a evolução da carteira de encomendas nos últimos três meses, verificou-se um decréscimo face ao mês anterior (8,8).

Siglas utilizadas
VCS – Valores Corrigidos de Sazonalidade;
MM3M – Média Móvel de 3 observações Mensais;
VE – Valor Efetivo.

SEJA ASSOCIADO AHRESP